2.5.08

( Nó ou Nós ) A arte dos nós

É preciso ajuda de alguém mais experiente para ensinar como fazer os nós específicos para navegação. Algumas publicações já cadastraram cerca de dois mil nós diferentes no mundo todo. “Acho que mais importante que saber para que cada nó serve, é preciso saber em que casos eles não funcionam, pois ajuda a escolher mais facilmente”, explica o velejador, e dá um exemplo: “Se usar um ‘Lais de Guia’ [em forma de laço] para amarrar uma âncora, você a perde, junto com o barco. Porque apesar de ser um nó versátil, ele solta com o balanço do mar.” Em uma primeira impressão, a técnica assusta pela complexidade e importância. Porém a arte dos nós não é um “bicho de sete cabeças” para quem começa a navegar. “É possível navegar sabendo apenas meia dúzia de nós, e o melhor jeito de aprender é na prática”, diz Proença. Para ele, os mais importantes são o Lais de Guia – de utilização genérica, um dos mais usados –, algum nó travador – como o Oito, universal e que pode ser desfeito facilmente quando necessário –, o nó Direito e o de Escota – muito semelhantes, servem para unir dois cabos ou um cabo à um olhal, e também são usados para levantar bandeiras –, e os nós de atracação, para estacionar o barco. [Fonte]

Vídeo

1-Nó Lais de guia 2.
2-Nó Volta do fiel.
-

Imágem



1. Nó em cordas -
Aulas animadas
2. Nó em gravata -
Prince Borna

Nó em Gravata

O nó simples: O grande clássico dos nós de gravata. É o nó mais utilizado. É simples de fazer e de desfazer. É perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa. No fim, para obter o nó simples, é necessário que: - o nó esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele não deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho. - a parte mais larga da gravata (mesmo antes da "ponta mais larga") se situe ao nível da cintura.

O nó inglês, cuja moda foi lançada pelo duque do Windsor, é um nó dotado de um charme muito britânico.É volumoso e usa-se com colarinhos muito abertos (por exemplo, os colarinhos italianos) e gravatas muito finas. O nó deve estar completamente simétrico para ser bem feito. É extremamente complicado de fazer.

ou

O nó francês é menos grosso e mais fácil de fazer do que o nó inglês. É ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.

O nó cruzado, utilizado com gravatas finas, é um nó muito elegante, mas é extremamente complicado de pôr em prática.

Nenhum comentário: