18.3.08

Dança Profética

Dança

A utilização da dança é algo que tem crescido tanto em número de igrejas que a introduziram em seus cultos, quanto na forma de apresentação. Vemos que em algumas igrejas apenas a utilizam em forma de coreografia, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, em outras as apresentações são de forma teatral valorizando vestes e mensagens.

Esta ferramenta (a dança), assim como a música, pode ser utilizada para o engrandecimento do nome de Jesus, como também um instrumento nulo, sem efeito algum. Ultimamente temos ouvido uma grande divulgação do termo profético (louvor profético, adoração profética, conferência profética, dança profética). Neste estudo falaremos sobre a dança profética.

No livro de Romanos capitulo 12, versículos 6 diz: temos variedades de dons segundo a graça que nos é dada, vejo que a dança é um dom, assim como a profecia, sendo a dança um dom natural e a profecia um dom espiritual.
Como podemos unir estes dons em prol da obra, como Deus que agir?

A dança na igreja leva o adorador a expressar com o seu corpo, tudo aquilo que ele está sentindo, ele fala através da expressão, do movimento.

O profeta fala aquilo que está no coração de Deus, aquilo que está no mundo espiritual.

Nas escrituras não encontramos nenhum relato de uma profecia dada por dança, apenas descreve que Miriã dançou, expressando ações de graças, e ela era uma profetisa. Mas vejo que Deus quer que façamos coisas diferentes, em seu nome faremos coisas maiores do que as que Ele fez, temos que ser ousados sempre, mas nunca sem base bíblica.

Precisamos estar sob a direção do Pai, para que Ele nos use como instrumentos afinados, ajustados, totalmente excelentes. O termo profético na dança não pode ser usado para prever algo com expressões, mas sim revelar aquilo que Deus deseja para a sua igreja. I Corintios, 16-1 diz : segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Estamos em uma geração que precisa restaurar o dom profético, Deus precisa restabelecer suas atalaias. Não podemos permitir que a profecia perca a sua essência, se isto acontece, literalmente estamos nadando contra as correntezas.

Há grande diferença entre ministrar com danças e o profetizar com danças.

Na ministração expressamos aquilo que sentimos, ou seja, nossas emoções, nossa gratidão, nossa adoração. É uma dedicação pessoal, mas que contagia outras pessoas, além disso, cativamos a igreja a obter maior liberdade na presença do Senhor. Estaremos servindo ao Senhor com a nossa dança.

Dança Profética
Procurai o dom de profecia...

A pessoa que exerce a função de dançarino na igreja precisa buscar este dom. Não podemos simplesmente dizer, profetizei, ou exerci um ato profético. O profeta, fala aquilo que está vendo ou sentindo no mundo espiritual, em uma visão diferente, tem a visão de Deus, daquilo que o Pai quer realizar. Ele tem o sentido que muitos não tem, mas precisam, então Deus levanta tais pessoas para realizar a sua obra e o seu querer.

A Bíblia sempre fala do verdadeiro profeta como um referencial, vemos que o povo, os reis, os líderes sempre procuravam os profetas para saber como proceder. Eles tinham intimidade com o Pai, caminhavam em um ritmo diferente, tinham uma visão diferente. Quando iniciamos uma dança profética, neste momento o Senhor está falando, quero que você dance em um ritmo diferente, com passos diferentes, eu vou te dirigir e não você a mim.

Deixamos nossas emoções e damos lugar ao Espírito de Deus, para que realize através de nós a vontade do Pai, como instrumentos totalmente afinados. Podemos dizer que a essência do profético é entrar no mundo espiritual, ver, ouvir e expressar aquilo que está no coração do Pai. Para que haja a dança profética é necessário antes de tudo ter vida com Deus, ter humildade, adoração como regra de vida, santidade. Não podemos planejar uma dança profética, como profetas devemos estar sob total direção de Deus. [Fonte]

Nenhum comentário: