17.2.08

Lápis

5 Coisas que aprendemos ao usar o Lápis

* Êxodo 34:27 Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel.

1.Introdução
As formas mais antigas de escrita eram aquelas onde o escritor pegava algumas varetas de madeira e pressionava sobre o barro mole. Depois, já utilizaram o martelo, o pincel, as canetas de pena e hoje a caneta ou o lápis. Se há uma coisa que não pode faltar na escola, é o lápis. Gostaria de utilizar a figura do lápis para destacar algumas lições importantes.

2.Desenvolvimento
ST. Com o uso do lápis na escola, aprendemos algumas coisas importantes:

2.1) Podemos fazer grandes coisas com o lápis, mas nunca devemos esquecer que existe uma Mão que guia seus passos. Sem uma mão o lápis nada faz. Há também uma mão sobre nós. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzí-lo em direção à Sua vontade.

* Josué 4:24 diz: Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias.

Sem a mão de Deus sobre nós, nada somos. Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer...” (joão 15:5b).

A mão de Deus nos guia, nos conduz, nos protege, nos sustenta. Você teria coragem de deixar seu filho pequeno atravessar sozinho uma Avenida no Centro de SP? A primeira coisa que você faria era dar sua mão para seu filho. Sem a mão de um pai, uma criança não teria muita chance de sobreviver em uma rua perigosa.

* Salmos 18:16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.

Sem a mão de Deus, não temos muita chance, de conseguir vencer muitos dos obstáculos que surgem diante de nós.

Martinho Lutero disse: “Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia”.

2.2) De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, e bem melhor para ser usado. É assim também com você. Saiba suportar algumas provações e dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor, e você estará mais afiado para enfrentar as mais diversas situações da vida.

* Eclesiastes 10:10 diz: “Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força;.....”

Deus disse a Jeremias no cap. 18: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:2-6 RA)

Meu irmão, Deus trata, restaura, transforma, e cuida daquele a quem ama. Coisa boa e estar nas mãos do oleiro, porque a cada dia ele nos faz melhor.

2.3) O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça. As vezes precisamos apagar lembranças do passado, às vezes precisamos parar e corrigir o que está errado em nosso dia dia, e fazermos o que é certo.

ILUSTRAÇÃO. Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

- Pai, quanto o senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe. Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste: - Mas papai, por favor, diga, quanto o senhor ganha por hora? A reação do pai foi menos severa e respondeu: - Três reais por hora. - Então, papai, o senhor poderia me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando o filho com impaciência, respondeu: - Então essa era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais!

Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho, está dormindo? - Não, papai! - o garoto respondeu sonolento e choroso.

Olha, aqui está o dinheiro que me pediu: Um real. - Muito obrigado, papai! - disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama. - Agora já completei, papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?

O pai reconhece que estava errando, ao colocar em primeiro lugar seu trabalho, e deixar de lado o diálogo e a amizade com seu filho.

MORAL. Às vezes, precisamos reconhecer que é hora de mudar. É preciso consertar as coisas que estão erradas, apagar o passado e fazer o que é certo.

* 2 Coríntios 5:17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Hoje, Deus esta pronto para passar uma borracha no teu passado, e mostrar que diante de você há um novo e vivo caminho.

2.4) O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Da mesma forma o que está dentro de nós é mais importante do que a aparência. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. Quando o profeta Samuel chega a casa de Jessé (I samuel 16:6) para escolher e ungir um novo rei, ao ver Eliabe, filho de Jessé, Samuel diz: “Certamente, esta perante o Senhor o seu ungido”. Veja o que Deus responde em 1 Samuel 16:7: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” Deus vê o que esta dentro de você. Se dentro de você há um coração sedento, há um desejo de agradar a Deus, saiba que Deus está vendo isso e te abençoará por causa disso.

2.5) O Lápis sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços e marcas em outras pessoas. Precisamos lembrar que em tudo realizado por Jesus, ficaram as marcas. O apóstolo Paulo diz em Gálatas 6:17: “...ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Quando eu era menino, certa vez peguei um lápis e risquei a parede branca com muita força. As marcas eram tão fortes que não saíram. Foi preciso pintar novamente a parede. As marcas de Cristo, também são fortes. Ele te marcou com o sangue do cordeiro. Nunca mais esta marca apagará.

3.Conclusão
Deus quer marcar sua vida hoje. Qual é a marca que você deseja receber? [Fonte]

Nenhum comentário: