22.3.08

Heroes of Might and Magic V (PC - RPG)

Heroes of Might and Magic V (PC - RPG)

Usando novas tecnologias gráficas, "Heroes of Might & Magic V" se prepara para viver aventuras inéditas. A fórmula do game é simples. Jogadores controlam cidades repletas de seres místicos. Criando novas estruturas, eles podem gerar monstros mitológicos que populam exércitos de grande poder. Mas as verdadeiras peças são os Heróis, contratados em tavernas - cada qual com poderes únicos e a capacidade de liderar esses monstros. Explorando enormes mundos mágicos, esses guerreiros devem dominar inimigos e encontrar tesouros mágicos que os ajudarão em suas jornadas - pela primeira vez com gráficos 3D. [fonte]

"Heroes of Might and Magic" nasceu em 1995, pelas mãos da New World Computing Inc., como um desdobramento de "Might and Magic", série de RPG bastante popular da produtora. Com o tempo, "HoMM", como também é conhecida a saga, conquistou a sua própria legião de fãs, graças à bem-sucedida fórmula de estratégia em turnos.
Após "Heroes of Might and Magic IV", no entanto, a 3DO faliu e, passada a agonia dos momentos de incerteza, a Ubisoft adquiriu os direitos sobre a série e passou o desenvolvimento para as mãos da Nival Interactive. O resultado é o quinto episódio que, pela primeira vez, acrescenta gráficos 3D à série, elemento que se tornou quase uma exigência nos dias atuais.
Para sorte dos puristas, no entanto, as mudanças radicais limitaram-se ao visual, pois as características que consagraram a franquia permanecem lá. Ou seja, o jogador encarna um herói que, nos ambientes típicos de "Might and Magic", parte em busca de tesouros, enquanto monta o seu exército e participa de batalhas contra toda sorte de criaturas, como mortos-vivos, elfos, cavaleiros, peões, vampiros e por aí vai.

Beabá

Aos principiantes em "Heroes of Might and Magic", vale explicar que o jogo se divide, basicamente, em duas partes: a primeira se passa no mapa de aventura, onde o herói se desloca pelos cenários; a outra diz respeito às batalhas propriamente ditas. Ambas acontecem por turnos.
O mapa de aventura é palco dos principais lances estratégicos, pois é lá que os heróis exploram territórios e recursos naturais, constroem seus castelos, alistam unidades, coletam objetos e itens e interagem com inimigos, aliados e unidades neutras.
De acordo com o terreno, o deslocamento do personagem pode ser mais rápido e render mais por turnos - em áreas pavimentadas, por exemplo. Além disso, conta também a origem dos heróis, pois se o território for característico do inimigo, percorrê-lo é mais difícil. Até mesmo as unidades do pelotão influenciam na velocidade. Atravessar lagos e mares, por sua vez, somente com um barco.
Os recursos são os de praxe da série: madeira, minério, mercúrio, cristais, enxofre, gemas e ouro. Para obtê-los, é preciso tomar posse das respectivas estruturas e, quanto maior o número delas, mais recursos são depositados em seu cofre a cada turno. Outras opções são os tesouros encontrados pelo caminho ou o mercado, construção que permite trocar os recursos.
O herói é persistente e acumula pontos de experiência, que permitem aprimorar atributos. Ele, que é o líder do pelotão no campo de batalha, também tem alguns truques na manga, como ataques especiais e magias. "Heroes of Might and Magic V" possui seis facções e mais de 80 criaturas distintas, variedade que sempre foi um dos principais atrativos da série.
As batalhas representam a porção tática do jogo, já que cada unidade pode ser movimentada uma vez por turno e, como algumas são mais efetivas contra certos tipos de adversários, há um largo espaço para colocar a cabeça para funcionar em busca das melhores escolhas. Os membros do exército podem ser constantemente atualizados, o que deixa o herói e seus comandados cada vez mais fortes.
No mapa, você pode deter um ou mais castelos (bem como vários heróis, vale lembrar), onde a maior parte do seu dinheiro é gasto, na construção de estruturas e expansão do exército. A grosso modo, as unidades se dividem nas categorias: ataque corporal e artilharia, sendo que existem ainda as especiais para cercos, pois tomar o castelo de um adversário é a melhor maneira de derrotá-lo - em uma partida versus, o jogador não pode ficar uma semana (cada turno equivale a um dia) sem um castelo, senão é game over.

Duelo de heróis

"Heroes of Might and Magic V" acrescenta algumas habilidades especiais a certas unidades, mas falta explicá-las melhor ao jogador, o que faz com que passem batidas, de vez em quando. Entre as "novidades menores", está a possibilidade de ver o rastro do herói adversário deixado no mapa, que é mais profundo e durável, dependendo do tamanho do exército adversário - cada facção tem uma trilha diferente.
O game se divide em seis campanhas interconectadas, com cinco missões cada. Complementando, há as missões skirmish, que podem ser personalizadas pelo jogador. Como se tornou tradição na série, é material suficiente para garantir horas e horas de jogatina. Aliás, é o típico game que faz o tempo passar bem rápido.
Estréia na série a barra de iniciativa, através da qual é possível saber qual a ordem de ataque das unidades adversárias. Parece pouco, mas é bem prático, pois com isso você pode se concentrar maior no perigo mais imediato.
O multiplayer sempre foi, de certa forma, frustrante para os apreciadores de "Heroes of Might and Magic". Ao mesmo tempo em que soa interessante dividir um mapa com outras pessoas de carne e osso, esperar pela conclusão dos turnos (em especial, as batalhas) pode ser especialmente penoso.
Justiça seja feita, o game tenta minimizar o problema, com uma modalidade que enfoca duelos diretos entre os heróis, com exércitos potentes e, principalmente, o ghost mode: nele, o jogador controla unidades fantasmas durante o "turno adversário", capazes de executar algumas ações, como amaldiçoar heróis e estruturas inimigas. Nada muito profundo mas, em especial, representa uma ocupação durante a incômoda espera.
As principais mudanças de "Heroes of Might and Magic V" estão mesmo nos gráficos: o mapa de aventura, em especial, está muito mais vivo, com cenários envolventes e bem modelados, transmitindo uma sensação de vivacidade maior - algo de que a série sempre foi, de certa maneira, um pouco carente.
As fases são entremeadas por animações construídas através da própria tecnologia gráfica do game e, embora sejam recheadas de diálogos, que contam o enredo da maneira abrangente, mostram uma qualidade visual defasada. A movimentação é artificial e as bocas dos personagens sequer abrem durante os diálogos.
Nos combates, embora os personagens modelados tridimensionalmente sejam dotados de um número maior de detalhes, ainda sim o nível é um pouco superficial. Como se não bastasse, a câmera escolhe ângulos pouco favoráveis para mostrar os closes, quando uma unidade ataca outra e, passado algum tempo, as animações tornam-se repetitivas. Os campos de batalha, que poderiam ter sido renovados com a roupagem gráfica, continuam pobres e pouco influentes no jogo em si.

Tecnologia para o bem

"Heroes of Might and Magic V" não é a versão mais brilhante da série. Na verdade, talvez o impacto maior da mesma tenha se concentrado na terceira versão, realmente memorável. O quinto capítulo representa muito mais uma atualização tecnológica, com uma solução mais agradável - ainda que longe da ideal - para os gráficos e modo multiplayer.
A Nival Interactive, que de certa forma herdou uma bucha nas mãos - afinal, não é fácil manter o legado conquistado pela 3DO -, acabou optando pela opção mais segura, sem mudar radicalmente o estilo do game. Mas, o que importa mesmo é a oportunidade de viver novas aventuras na saga e, no caso dos novatos, de dar uma chance a ela, para entrar num viciante mundo de fantasia, batalhas e noites mal-dormidas. [Fonte]

Configuração mínima:
Pentium 4 de 1.5GHz ou equivalente
512MB de RAM
CD ou DVD-ROM 32x
placa de vídeo 3D de 128MB
Windows 2000/XP

Antes de baixar leia o TR: Termo de Responsabilidade. Realizando o download vc assume automaticamente o TR.

[ Opções de Compra: 1 - 2 ]

[ Download ]
[ Alternativo: Crack, Tradução em Português e Cheats. ]

Um comentário:

Anônimo disse...

comecei a fazer o download deste jogo, é parecido com o que jogavamos?
ate mais
Ass.
Ariana